Certamente você tem um cabelereiro ou babeiro favorito, ou um médico… Eles são bons para você porque resolveram um problema. Eles são uma referência. Por isso, você os tem na ponta da língua. Isso é exatamente o que criaremos agora. Uma rede onde você é a referência determinado assunto. Mas antes de focar no você, a gente vai focar em como encontrá-los. Essas pessoas são os headhunters e recruiters.
Enquanto você lê esse conteúdo, existe alguém MUITO MENOS TALENTOSO que você ganhando muito mais que você para fazer exatamente aquilo que você faz muito melhor.
Mas… ele ganha MUITO mais do que você pra fazer MENOS do que você.
O que ele fez de diferente? Ele foi cara-de-pau e conheceu as pessoas certas.
Conhecer as pessoas certas vale muito mais que ser bom. Networking é mais importante que herança, renda, currículo ou habilidade. Isso é óbvio pra todo mundo que já ouviu o termo QI (Quem Indica).
Tem gente que já nasce com os contatos certos. Aqui você vai aprender a construir os seus. Contatos são a porta de entrada para qualquer empresa. O único lugar que você não precisa de uma relação com alguém para ser contratado é no serviço público (e olhe lá). Mas esse não é o objetivo desta mentoria.
É com base no óbvio, que empresas são um grupo de pessoas, e pessoas se conectam com pessoas, que focamos nossas estratégias. Justamente na prática da criação e manutenção do networking.
Quando eles tiverem um problema para resolver, você tem que ser o contato mais próximo.
Buscar emprego quando você recebe a carta de demissão pode ser tarde demais. É sempre muito recomendado que você SEMPRE MANTENHA CONTATOS com empresas por fora. Investir 100% da sua atenção em uma empresa é um erro é como apostar 100% do seu dinheiro em um investimento. Da mesma forma que diversificamos o investimento do nosso dinheiro, diversificamos também o investimento da nossa atenção e tempo com quem tem interesse em nossas habilidades.
Você deve negociar e realizar entrevistas sempre que estiver empregado. Isso é uma questão de saúde de carreira. Você não começa a se exercitar depois que fica doente. Você começa como prevenção. O mesmo vale na carreira. Você cria conexões hoje para fazer a jogada antes da empresa onde você está hoje fazer.
Ninguém consegue garantir sua estabilidade. Só você consegue. E Isso se faz como networking.
O telhado se repara em dias ensolarados, por isso construa a sua rede de contatos muito antes de precisar dela.
O dia que você conseguir seu primeiro trabalho remoto na gringa, muito provavelmente será através do LinkedIn. Este método que você lê agora, por sinal não existiria sem LinkedIn. As pessoas estão no LinkedIn por um único motivo: ganhar dinheiro. E isso acontece das mais diversas formas. Através de relações de trabalho, negócios, mentorias, parcerias, consultorias… tudo que você imaginar.
Ninguém está a toa no LinkedIn. Estão lá por algum interesse de relação.
Por isso, tenha essas táticas óbvias em mente: