Se você já é um usuário ativo de ChatGPT, esta aula introdutória pode soar um tédio. Acesse conteúdos mais avançados e interessantes no painel ao lado.
Ideal para quem está explorando possibilidades com a ferramenta. Lembre-se: você pode obter resultados diferentes daqueles aqui reproduzidos.
Ideal para quem já tem domínio da ferramenta e busca integrações e engenharia de prompts.

LinkedIn (SEO) 2/3 - Foto e Capa Importam

Carta de
Este conteúdo foi atualizado em  
07/2024

Foto de Perfil

Perfis com fotos são 21x mais visitados. Isso tem um motivo óbvio. A forma mais breve e fácil de criar familiaridade com o recruiter é através da foto de perfil. Recrutadores e headhunters literalmente vão ou não com a sua cara no primeiro estágio de busca. Algumas pessoas dirão que isso é uma abordagem preconceituosa. Sendo ou não sendo, você tem duas opções se lamentar ou tirar a melhor foto possível.

Foto boa não tem nada a ver com ser ou não bonito. Tem a ver com tirar uma foto do jeito certo.

Dicas Práticas

  • Tire a foto de dia, preferencialmente a 45 graus da fonte de luz (da janela por exemplo);
  • Sua roupa vai depender muito de onde você pretende atuar, mas no mercado tech você pode ir de casual;
  • Não é porque você estava de social que você vai reaproveitar aquela foto do casamento da sua prima.
  • Foque em você. Não precisa mostrar filhos, setup, escritório, etc;
  • Tenha um fundo limpo e livre de distrações;
  • Tire uma selfie. Câmeras boas fazem total diferença quando usadas do jeito certo. Mas um Iphone ou outros celulares com câmeras boas já resolvem o problema;
  • Não precisa ser maravilhoso. Precisa só ser bem enquadrado.

Referências para Inspiração

Caso você se pergunte porque usamos fotos de estrangeiros como referência, a resposta é simples. É com eles que você trabalhará. Qualquer foto que se aproxime visualmente destas, cumprirá o papel de familiaridade visual do que um recrutador estrangeiro está buscando.

Contratar um fotógrafo vale a pena.

Caso tenha disponibilidade, contrate um fotógrafo retratista. Ele saberá tirar uma foto que fará toda a diferença. Você pode mostrar as fotos acima como referência e ele saberá exatamente o que fazer.

Todo mundo consegue ser bonito

Aparência tem a ver com cuidado, não opiniões estéticas. Por isso, seja lá qual for o seu estilo, capriche nos detalhes:

  • Faça ou acerte a barba;
  • Acerte o cabelo;
  • Passe uma maquiagem;
  • Limpe os óculos;
  • Coloque a sua melhor roupa (mesmo que seja casual);
  • Sorria 😊

Use ferramentas online grátis

Não é pecado nenhum usar ferramentas que vão realçar sua beleza. Você pode usar ferramentas como Profile Picture Maker para customizar seu retrato. Além de deixar sua foto com um aspecto bem profissional, você também poderá escolher uma cor de fundo e até dar um match com o cover.

Outra forma bem popular também é usar o próprio Canva

Foto de Capa - Cover LinkedIn.

Você pode usar a cover do seu LinkedIn para dois fins:

  • Promover a empresa pra onde você trabalha como uma forma de representação. Isso é excelente para quando você passar pra empresa que você deseja passar;
  • Promover a si próprio(a) quando seu objetivo for mostrar o que você faz e desenvolver uma marca pessoal. E é isso que a gente vai mostrar aqui hoje.

Para criar uma capa é fácil. Basta abrir o Canva e usar os templates disponíveis.

Você pode também incluir alguma headline que represente o que você faz, incluir uma chamada pra seu portfólio, colocar o logo da sua empresa. Use a criatividade e certifique-se que tudo está ornando. Quanto mais profissional, melhor. Obviamente.

Carta de
Esta aula foi planejada e está sendo desenvolvida no momento. Em breve será adicionada aqui.
Modelos de Banners para LinkedIn

Dê um toque de personalidade e profissionalismo para sua conta do LinkeIn com nossos modelos editáveis de banners. É rápido e fácil de editar.

Acesse os Templates