O objetivo de um designer é conquistar o próximo emprego com seu portfólio. No entanto, a maioria falha em criar um que intriga, envolve e venda o designer de forma eficaz. Seguir recomendações e melhores práticas de profissionais da indústria capacita os designers a criar um portfólio ideal que mostra perfeitamente seu talento e habilidade.
Um portfólio de design precisa impressionar e causar impacto. Infelizmente, apenas alguns têm sucesso. Um designer pode ser altamente habilidoso e talentoso, mas se a apresentação for desanimadora, resultará em um bocejo em vez de um wow e os clientes clicarão para o próximo portfólio.
Com muita frequência, muitos portfólios de design decepcionam porque são desinspiradores, equivocados e indecifráveis. Eles são ou não detalhados o suficiente, ou muito confusos e excessivamente complicados. Eles podem carecer de informações cruciais, não transmitir uma marca pessoal ou não comunicar metas profissionais, tudo o que diminui as chances de ser contratado.
Um portfólio de design não é um arquivo online de projetos passados. Não se trata de se gabar ou ostentar projetos anteriores. Não é para outros designers. Ele precisa ser uma proposta de valor focada e cativante construída para atrair um potencial cliente. Portfólios de design bem elaborados mostram as habilidades de resolução de problemas estratégicos dos designers e sua compreensão de como o design oferece valor.
Os clientes querem trabalhos de design que se destaquem. Eles procuram trabalhos únicos, excepcionais e inovadores que resolvam desafios de negócios e façam diferença no mercado. Portanto, para transmitir o nível de habilidade do designer e a qualidade do produto que os clientes receberão, é crucial planejar estrategicamente um portfólio e considerar cuidadosamente todos os detalhes.
Os designers precisam considerar cuidadosamente para quem estão segmentando seu portfólio. Uma preparação meticulosa resultará em resultados positivos. Não importa o tipo de designer – gráfico, de marca, visual, UI, UX, de produtos – o portfólio precisa considerar o seguinte:
Comercialmente, você deve estrutrurar seu portfólio de acordo com cada uma das etapas através da qual ele é avaliado:
Vamos passar por cada uma delas.
[sobre a facilidade de encontrar o portfólio]
[sobre cases do mundo real]
[sobre a importancia do vídeo em inglês]
Existem duas etapas importantes para a avaliação de um portfólio:
Os recrutadores tendem a percorrer e escanear portfólios de design. Eles gastam três minutos ou menos no portfólio de um candidato. Eles procuram conteúdo visual rico e trabalho de design impactante com breves descrições de projetos para contexto.
Isso significa que o parâmetro mais importante do seu portfólio, enquanto designer, é a qualidade e impacto visual.
Por isso, antes de falar de processo, boas práticas e tecnologias, seu portfólio tem que ter um apelo visual muito completo, profissional e objetivo. Você tem que mostrar para esse primeiro avaliador (o recrutador) que você consegue desenhar e desenvolver interfaces (ou experiências) que são familiares para ele.
Sim, isso novamente é julgar pela capa. Mas já dissemos que esse é o papel do recrutador.
Os clientes querem ver designs polidos e de alta qualidade. Se estiverem interessados, gastarão de 3 a 5 minutos revisando um portfólio. Eles querem saber como o designer trará valor ao seu negócio. Mostrar métodos de design baseados em valor, juntamente com habilidades interpessoais, irá longe. Um portfólio de qualidade demonstra excelentes trabalhos e a capacidade de apresentar processos, estratégias e vários estilos de design.
Os gerentes de design desejam se aprofundar nos projetos e estão interessados nos detalhes. A maioria deles gastará de 5 a 10 minutos revisando um portfólio de design, alguns mais de 10 minutos. No campo de UX, eles gostam de ver processos de resolução de problemas e pensamento de design por meio de estudos de caso. Os gerentes também estão interessados em habilidades interpessoais. Em um portfólio de design de UI/visual/web/interação, eles gostam de ver designs responsivos, microanimações ou passeios em vídeo. Mostrar um produto em movimento faz toda a diferença. Por isso, demonstre:
Se você precisar de um lugar rápido e acessível para simplesmente subir seus arquivos para uma galeria pública, o Behance vai ser a aposta mais popular. Tanto para portfólios mais superficiais, qunato para portfólios para completos, o behance suportará ambos os casos. Recomenda-se explorá-lo bastante visualmente. Ao invés de dividir sua galeria por projetos (projeto 1, projeto 2, projeto 3), divida por melhores screenshots (top screenshot 1, top screenshot 2, etc). Lembre-se. Nesse instante é importantíssimo atrair a atenção de um recrutador. Mas detalhes podem ser abordados em projetos mais aprofundados para demais fases do processo.
Muitos tem suas críticas ao uso do Notion para portfólio. O que é compreensível dada a limitação visual que a ferramenta impõe sobre o que você explorar no seu trabalho. Porém quando bem trabalhado, ele pode ser uma ferramenta excelente para criar um portfólio simples ou até mesmo com aqueles projetos que você não pode publicar em plataformas públicas como Behance, Dribbble ou até mesmo seu site pessoal. Mas lembre-se sempre de explorar o aspecto visual do seu trabalho. Este template é um bom exemplo para este uso.
Evidentemente que não há nada mais perfeito neste mundo do que um designer com site autoral próprio. Esse é o melhor dos mundos. Caso tenha facilidade com ferramentas como Webflow ou Framer, vale a pena usá-lo seja através de templates prontos ou através de projetos 100% customizados para demonstrar não só o trabalho que você fez, mas sua autonomia de organizar, explorar visualmente e vender o seu peixe.
Aqui vão a galeria de templates gratuitos: