Se você já é um usuário ativo de ChatGPT, esta aula introdutória pode soar um tédio. Acesse conteúdos mais avançados e interessantes no painel ao lado.
Ideal para quem está explorando possibilidades com a ferramenta. Lembre-se: você pode obter resultados diferentes daqueles aqui reproduzidos.
Ideal para quem já tem domínio da ferramenta e busca integrações e engenharia de prompts.

Dicas para negociação de salário.

Carta de
Este conteúdo foi atualizado em  
07/2024

Coloque tudo por escrito

Anote TUDO da sua chamada telefônica com seus recrutadores porque pode ser útil mais tarde. Mesmo se houverem coisas que não sejam diretamente monetárias, caso se relacionem com o emprego, anote-as. Se disserem para você "estamos trabalhando em portar o front-end para Angular", anote. Se disserem a você que têm 20 funcionários, anote. Você quer o máximo de informação possível. Você esquecerá muita coisa e será importante quando for informar sua decisão.

Sempre deixe a porta aberta

Nunca desista do seu poder de negociação até estar absolutamente pronto para tomar uma decisão final intencional e bem-informada. Isso significa que seu trabalho é atravessar quantos desses pontos de decisão forem possíveis sem desistir do poder de continuar negociando. Muito frequentemente, seu interlocutor tentará induzi-lo a decidir ou amarrá-lo a uma decisão com a qual você não se comprometeu. Você deve manter a agressão verbal longe dessas palhaçadas até que esteja realmente pronto para tomar sua decisão final.

Informação é poder

Para proteger seu poder na negociação, você deve proteger a informação o máximo possível. Um resultado dessa regra é que você não deve revelar às empresas o que você está fazendo atualmente. Por exemplo, em um determinado escritório, não peça por mais dinheiro ou patrimônio, ou qualquer coisa parecida. Não comente sobre nenhum detalhe específico da oferta, exceto para esclarecimentos. As empresas perguntarão sobre sua remuneração atual em diferentes estágios no processo-algumas antes de entrevistar você, algumas após decidirem a fazerem uma oferta. Mas esteja atento a isso e proteja as informações.

"Sim, [COMPANY_NAME] parece ótimo! Eu realmente achei essa uma boa proposta e fico feliz que vocês concordem. Nesse momento estou conversando com outras empresas, não posso falar sobre os detalhes específicos da oferta até terminar o processo e estar próximo de uma decisão. Mas tenho certeza que poderemos encontrar um pacote em que ambos estejamos felizes, porque eu realmente adoraria fazer parte do time."

Seja sempre positivo

Mesmo se a oferta for ruim, é extremamente importante permanecer positivo e animado com a empresa. Isso é porque sua animação é um dos seus bens mais valiosos em uma negociação.

Apesar do que esteja acontecendo na negociação, dê a empresa a impressão de que 1) você ainda gosta da empresa, e que 2) você ainda está animado em trabalhar lá, mesmo se os números, o dinheiro ou o tempo não estejam funcionando. Geralmente a coisa mais convincente para sinalizar isso é reiterar que você ama a missão, o time ou o problema no qual estão trabalhando, e que você realmente quer ver as coisas darem certo.

Não seja o tomador de decisões

Mesmo que você não se preocupe muito com o que seus amigos/família/marido/mãe pensem, ao mencioná-los, você não é mais a única pessoa que o recrutador precisa ganhar. Não faz sentido para eles tentarem intimidar você; o "verdadeiro tomador de decisões" está além do seu alcance. Essa é uma técnica clássica no suporte ao cliente e remediação. A culpa nunca é da pessoa no telefone, eles são apenas pobres tolos fazendo seu trabalho. A decisão não é tomada por eles. Isso ajuda a neutralizar a tensão e dá mais controle da situação a eles.

Eu irei examinar alguns desses detalhes e irei discuti-los com minha [FAMÍLIA/AMIGOS_PRÓXIMOS/MEU(MINHA)_PARCEIRO(A)]. Irei entrar em contato com você se tiver qualquer dúvida. Muito obrigado por compartilhar a boa notícia comigo, eu entro em contato!

É muito mais difícil pressionar alguém se não forem os reais tomadores de decisão. Então tire proveito disso.

Tenha alternativas

Se você já está trabalhando com outras empresas (o que deve acontecer se estiver fazendo certo), deve entrar em contato proativamente e informá-las de que acaba de receber uma oferta. Tente criar um senso de urgência. Independente se você sabe a data de validade, todas as ofertas expiram em algum momento, então tire proveito disso.

Olá [PESSOA],

Eu gostaria de atualizá-lo sobre meu próprio processo. Eu acabei de receber uma oferta da [EMPRESA] e é bem interessante. Dito isso, eu estou realmente animado com [SUA EMPRESA INCRÍVEL] e eu gostaria de ver se podemos fazer isso funcionar. Como meu tempo está curto, há algo que você possa fazer para agilizar o processo?

Você deve mencionar especificamente a empresa que te propôs a oferta? Depende. Se for uma empresa bem conhecida ou um concorrente, então definitivamente mencione-a. Se for uma empresa que não tenha nome ou não seja atrativa, você deve apenas dizer que recebeu uma proposta. Se estiver vencendo em pouco tempo, você deve comentar sobre isso também.

De qualquer maneira, envie uma carta como essa para cada empresa com quem estiver conversando. Não importa o quão inútil você pense que sua aplicação é, você quer enviar esse sinal para todos que estão considerando você no mercado.

As empresas se preocupam que você tenha recebido outras propostas. Elas se preocupam porque cada empresa sabe que seu próprio processo é turbulento e os processos da maioria das outras empresas também são. Mas um candidato com várias ofertas significa que elas têm vários sinais fracos a seu favor. É como saber que um aluno tem uma pontuação SAT forte, e GPA, e ganhou várias bolsas de estudo. É claro, ainda é possível que ele seja ignorante, mas é muito mais difícil que isso seja verdade.

Isso não significa que as empresas respondem proporcionalmente a esses sinais, ou que elas não superestimam certificados e marcas. Elas o fazem. Mas preocupar-se com o fato de você ter outras propostas e valorizá-lo de acordo é completamente racional.

Diga às outras empresas que você recebeu ofertas. Dê a elas mais sinais para que saibam que você é um candidato valioso e atraente. E entenda porque isso muda a mente delas sobre entrevistar você.

Seu objetivo deve ser ter o máximo de ofertas sobrepostas em simultâneo, se possível. Isso irá maximizar sua janela de negociação.

Tenha uma forte MAAN (Melhor Alternativa de um Acordo Negociado) e comunique-o.

Eu recebi outra proposta de [OUTRA EMPRESA] que tem o salário muito atraente, mas eu realmente adoro a missão da [SUA EMPRESA] e penso que se encaixaria melhor comigo.

Também estou pensando em voltar para a pós-graduação e fazer um mestrado em Armarinhos Pós-Modernos. Estou animado com a [SUA EMPRESA] e adoraria me juntar à equipe, mas o pacote tem que fazer sentido se vou abrir mão de uma vida de chapelaria irônica.

Declare motivos para tudo

É uma espécie de truque do cérebro, tanto para você quanto para seu parceiro de negociação. Apenas dizendo um motivo (qualquer um) torna a sua solicitação mais humana e importante. Não é você ser ganancioso, mas sim tentando cumprir seus objetivos.

Quanto mais inquestionável e solidário for o seu motivo, melhor. Se forem despesas médicas ou pagar empréstimos estudantis, ou cuidar da família, você o fará lacrimejar.

Simplesmente vá em frente, dê uma razão para tudo e você encontrará recrutadores mais dispostos a se tornarem seus defensores.

Esteja motivado por mais do que só o dinheiro

Você deve estar motivado pelo dinheiro também, é claro, mas deve ser uma dentre várias dimensões para as quais você está otimizando. O quanto de treinamento você terá, qual será seu primeiro projeto, qual o time que você irá fazer parte, ou até mesmo quem será seu mentor-todas essas são coisas que você pode e deve negociar.

Claro, para negociar bem, você precisa entender as preferências do outro lado. Você quer tornar o negócio melhor para vocês dois.

Entenda o que eles valorizam

Lembre-se que você sempre pode ter aumentos de salário conforme continua a trabalhar na empresa, mas só existe um ponto no qual você pode ter um bônus de assinatura.

A coisa mais fácil para uma empresa dar, no entanto, são ações (se a empresa oferece ações). As empresas gostam de dar ações porque ela investe em você e alinha os interesses. Ela também transfere parte de seu risco para você e gasta menos dinheiro.

Seja "vencível"

Isso é mais que simplesmente dar à empresa a impressão de que você gosta dela (o que você deveria fazer continuamente). Mais ainda, você deve dar a qualquer empresa com a qual está falando um caminho claro para conquistá-lo. Não engane eles ou faça jogos estúpidos. Seja claro e inequívoco com suas preferências e cronograma.

Não desperdice seu tempo ou jogue jogos por motivos próprios. Mesmo que a empresa não seja a empresa dos seus sonhos, você deve ser capaz de imaginar pelo menos algum pacote que eles poderiam lhe oferecer e que o faria assinar. Se não, recuse educadamente.

Recomendação de leitura: As Dez Regras da Negociação

Como conteúdo complementar, leia a postagem "Ten Rules for Negotiating a Job Offer" Parte 1 e Parte 2.

Carta de
Esta aula foi planejada e está sendo desenvolvida no momento. Em breve será adicionada aqui.